Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16120
Título: Dimensões socioespaciais dos casos registrados de dengue e zica vírus na cidade de Ingá - PB: uma contribuição geográfica
Autor(es): Silva, Valderlins Pereira da
Palavras-chave: Dengue
Zika vírus
Saúde
Distribuição espacial
Data do documento: 20-Dez-2017
Resumo: Nos últimos anos, a dengue e o zica vírus vêm se tornado importantes objetos de discussões vinculados a diferentes dimensões da organização social. Várias pesquisas, inclusive, vêm corroborando para a elaboração de diferentes políticas públicas que buscam erradicar este problema de saúde que não é explicado apenas por meio de uma dimensão biológica e individual, mas social e coletiva. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a distribuição espacial dos casos registrados de dengue e zica vírus ocorridos nos anos de 2015 a 2016 no município de Ingá PB. Para tanto, serão necessários os seguintes procedimentos metodológicos: a) Levantamento de dados estatísticos; b) Espacialização em ambiente de Sistema de Informação Geográfica; c) Observação participante; d) Realização de entrevistas individuais. Constatou-se que foram registrados muitos casos de dengue e zica vírus na Cidade. Referindo-se a distribuição espacial destes casos, nota-se uma grande desigualdade entre os Territórios de Saúde existente. Nesse sentido, ressalta-se o Futebol e o Cazuzinha como os territórios com maior e menor incidência de casos notificados, respectivamente. No que tange a percepção dos moradores, observa-se uma insuficiência na compreensão acerca dos principais propulsores dessas doenças nos territórios.
Descrição: SILVA, V. P. da. Dimensões socioespaciais dos casos registrados de dengue e zica vírus na cidade de Ingá - PB: uma contribuição geográfica. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16120
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valderlins Pereira da Silva.pdf14.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.