Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16122
Título: O uso dos recursos didáticos nas aulas de geografia: análises a partir de uma escola pública em Campina Grande/ PB
Autor(es): Brito, Paulo Sérgio Silva
Palavras-chave: Ensino de geografia
Recurso didático
Ensino-aprendizagem
Ensino público
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir e propor a utilização de recursos didáticos nas aulas de Geografia, com a intenção de dinamizar a prática de seu ensino, despertando para aulas mais dinâmicas e motivadoras, com uma abordagem que está dentro da realidade dos alunos e professores, além de valorizar a aprendizagem e facilitar a compreensão dos aspectos e categorias geográficas. Dessa forma, analisamos a influência das imagens dos mapas, recortes de revistas, jornais, slides, vídeos e documentários, como recursos usados por professores comprometidos com aulas atrativas que incentivem os alunos a pensarem sua realidade local e o mundo, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Deste modo, o estudo traz uma reflexão sobre a realidade do ensino público em Campina Grande/PB onde o recorte espacial foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo localizada no bairro do Jeremias. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho se deu inicialmente com a pesquisa bibliográfica e atividades de campo, com registros fotográficos, entrevista e questionários realizados com a turma do 6° ano b, gestores e professores da referida escola. A partir disso, esta pesquisa revela que a referida instituição enfrenta diversas dificuldades na utilização dos recursos didáticos, assim como estes são pouco explorados pelos professores, isto denota que não houve um prévio treinamento para manusear tais instrumentos ou que não existe interesse em fazer destas ferramentas de ensino uso mais freqüente, por serem, os professores, sobrecarregados de inúmeras turmas, o que não torna possível um bom planejamento de aulas em que o recurso didático se faça presente e de fato, venha a inovar as aulas de Geografia, dando uma nova perspectiva para esta disciplina e mostrando a importância dessa área de conhecimento para a compreensão da sociedade.
Descrição: BRITO, P. S. S. O uso dos recursos didáticos nas aulas de geografia: análises a partir de uma escola pública em Campina Grande/ PB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16122
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Sérgio Silva Brito.pdf4.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.