Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16131
Título: Otimização do custo de vigas de concreto armado com a ferramenta solver do microsoft excel
Autor(es): Oliveira, Jeová de Souto Matias
Palavras-chave: Microsoft Excel
Softwares de Otimização
Ferramenta Solver
Altura Ótima
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: Ao longo do tempo o homem vem executando diversos tipos de obras, visando o crescimento e bem estar da sociedade. Com o avanço de novas pesquisas e o desenvolvimento da tecnologia, existe cada vez mais a necessidade de construir estruturas com maior custo benefício, que tragam conforto e segurança. E um dos métodos que pode ser utilizado para encontrar o equilíbrio entre os requisitos normativos e trazer um melhor custo benefício é o emprego dos softwares de otimização. Dessa forma o objetivo deste trabalho é realizar o dimensionamento de vigas de concreto armado utilizando o Software Microsoft Excel, para diferentes tipos de carregamento, comprimentos de vãos teóricos, classes de agressividade ambiental e tipos de concreto. Junto ao dimensionamento fez-se o cálculo do custo total da estrutura, levando em consideração o preço referente à forma, ao aço e ao concreto. Com a finalidade de que através do emprego da ferramenta de otimização sugerida, fosse verificada a altura ótima de dimensionamento e analisadas as características da estrutura com tal definição. Foi verificado que a altura de pré-projeto igual a 10% do vão teórico, a qual é sugerida por alguns autores, encaixou-se nos dados encontrados. Quanto a variação da classe de agressividade ambiental, foi analisado que não acarretava em mudanças significativas no preço ótimo da viga. Como já era esperado o aumento do carregamento sobre a estrutura trouxe acréscimo no preço ótimo. O aumento da resistência característica a compressão do concreto nem sempre trouxe um acréscimo no preço, onde também foi observada uma tendência especialmente em vigas de grandes vãos e submetidas a maiores carregamentos de diminuírem o preço com o aumento da classe do concreto. Quanto as características das estruturas com altura ótima, como as armaduras escolhidas pelo programa bem como a altura útil, a sua análise teve como objetivo trazer uma base de dados para nortear futuros dimensionamentos.
Descrição: OLIVEIRA, Jeová de Souto Matias. Otimização do custo de vigas de concreto armado com a ferramenta solver do microsoft excel. 2017. 89f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16131
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jeová de Souto Matias Oliveira..pdf17.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.