Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16134
Título: Expansão urbana versus redes de distribuição de água: um estudo de caso na cidade de Araruna - PB
Autor(es): Figueiredo, Paloma Colmana Martins de
Palavras-chave: Abastecimento de Água
Distribuição de Água
Engenharia Sanitária
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: Mesmo utilizando estimativas de população futura para o dimensionamento de uma rede de distribuição de água, a expansão urbana é considerada um dos impactos que pode gerar um mau funcionamento da rede de distribuição, pois muitas áreas urbanas se desenvolvem mais rapidamente do que os serviços essenciais, como o abastecimento de água. Utilizou-se imagens de sensores remotos dos satélites Landsat 5 e RES 2, através do software SPRING, para análise histórica de expansão urbana, bem como o EPANET para realizar simulações hidráulicas. Os resultados mostram baseado no crescimento urbano da cidade de Araruna – PB, que não houve impactos significativos na rede, tendo em vista o cumprimento da norma no que se refere às pressões estáticas e dinâmicas (NBR 12.218/2017), entretanto há nós com pressões muito próximas da pressão dinâmica normatizada. Outras questões, como tubulações antigas, que apresentam vazamentos não visuais, podem está influenciando no não atendimento das vazões. Sugere que em trabalhos futuros uma simulação com representação das perdas reais, seja realizada, para um maior grau de confiabilidade de dados.
Descrição: FIGUEIREDO, Paloma Colmana Martins de. Expansão urbana versus redes de distribuição de água: um estudo de caso na cidade de Araruna – PB. 2017. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16134
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Paloma Colmana Martins de Figueiredo.pdf6.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.