Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16137
Título: Auditoria interna: um estudo de caso no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Autor(es): Moreira, Alderivan Cavalcante
Palavras-chave: Auditoria interna
Controle interno contábil
Auditor interno
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A auditoria interna é o mais imprescindível instrumento de controle que uma entidade organizacional pode dispor frente aos tempos hodiernos que demandam alta capacidade de solucionar vicissitudes de forma célere e eficaz. Nesse sentido, o presente estudo debruça-se sobre essa atividade administrativa que pode envolver profissionais de diferentes áreas do conhecimento humano, bem como procura comedir como essa atividade é realizada. Esse trabalho angariou um conteúdo informativo advindo das principais fontes e autores consagrados acerca do tema em comento. O presente estudo tem como objetivo primordial identificar o papel da auditoria interna e o seu nível de influência para tomada de decisão por parte dos gestores no âmbito do IFPB. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa foi de natureza exploratória, sendo adotados procedimentos de estudo de caso, utilizando-se também abordagem qualitativa dos dados angariados, onde por intermédio desta, pôde-se constatar a real percepção dos auditores da Reitoria do IFPB, frente às questões da pesquisa. Ao finalizar esse estudo, conclui-se que a auditoria interna representa uma ferramenta importante como órgão auxiliar da gestão, por fornecer informações técnicas, as quais influenciam efetivamente na tomada de decisão por parte dos gestores do IFPB.
Descrição: MOREIRA, A. C. Auditoria interna: um estudo de caso no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2018. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16137
ISSN: CDD 657.45
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alderivan Cavalcante Moreira.pdfPDF - Alderivan Cavalcante Moreira357.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.