Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Rayla do Nascimento-
dc.date.accessioned2018-04-12T11:41:36Z-
dc.date.available2018-04-12T11:41:36Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.otherCDD 809.89286-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16151-
dc.descriptionCARVALHO, R. do N. Literatura LGBT para crianças e sua inclusão no currículo como uma ferramenta pedagógica. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO preconceito e a discriminação em relação às diversas formas de viver e expressar a sexualidade são problemas presentes em vários âmbitos da sociedade. Por isso, é cada vez mais recorrente discussões acerca da diversidade, bem como o desenvolvimento de programas de apoio à diversidade, que vem sendo utilizado por diversas instituições. Dentre os grupos mais afetados, destaca-se o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT ou LGBTs), que carrega em sua trajetória um histórico de vários tipos de violência praticada contra seus integrantes. Atualmente, com o intuito de minimizar a violência e o desconhecimento acerca do tema, autores de todo o mundo vem elaborando cada vez mais materiais abordando esta temática voltados a diferentes faixa etárias, tais como livros infantis e de contos de fadas com personagens homoafetivos. Pensando nisso, este trabalho teve como principal objetivo analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a forma como essa temática é abordada em “O Namorado do Papai Ronca”, de Plinio Camillo, além de refletir sobre como estes recursos poderiam ser utilizados na sala de aula como ferramenta pedagógica. A partir do que foi analisado, concluiu-se que a escola por ter um papel fundamental na formação dos alunos como cidadãos, deverá ser um espaço democrático e diverso, desconstruindo qualquer forma de preconceito e discriminação, incluindo em seu currículo temas considerados tabus, como a diversidade, a fim de construir um espaço baseado no respeito e na aceitação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kelli Faustino do Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.titleLiteratura LGBT para crianças e sua inclusão no currículo como uma ferramenta pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayla do Nascimento Carvalho.pdf10.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.