Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16151
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Rayla do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T11:41:36Z | - |
dc.date.available | 2018-04-12T11:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 809.89286 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16151 | - |
dc.description | CARVALHO, R. do N. Literatura LGBT para crianças e sua inclusão no currículo como uma ferramenta pedagógica. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O preconceito e a discriminação em relação às diversas formas de viver e expressar a sexualidade são problemas presentes em vários âmbitos da sociedade. Por isso, é cada vez mais recorrente discussões acerca da diversidade, bem como o desenvolvimento de programas de apoio à diversidade, que vem sendo utilizado por diversas instituições. Dentre os grupos mais afetados, destaca-se o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT ou LGBTs), que carrega em sua trajetória um histórico de vários tipos de violência praticada contra seus integrantes. Atualmente, com o intuito de minimizar a violência e o desconhecimento acerca do tema, autores de todo o mundo vem elaborando cada vez mais materiais abordando esta temática voltados a diferentes faixa etárias, tais como livros infantis e de contos de fadas com personagens homoafetivos. Pensando nisso, este trabalho teve como principal objetivo analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a forma como essa temática é abordada em “O Namorado do Papai Ronca”, de Plinio Camillo, além de refletir sobre como estes recursos poderiam ser utilizados na sala de aula como ferramenta pedagógica. A partir do que foi analisado, concluiu-se que a escola por ter um papel fundamental na formação dos alunos como cidadãos, deverá ser um espaço democrático e diverso, desconstruindo qualquer forma de preconceito e discriminação, incluindo em seu currículo temas considerados tabus, como a diversidade, a fim de construir um espaço baseado no respeito e na aceitação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kelli Faustino do Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.title | Literatura LGBT para crianças e sua inclusão no currículo como uma ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rayla do Nascimento Carvalho.pdf | 10.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.