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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rickison Cristiano de Araújo-
dc.date.accessioned2018-04-12T11:43:55Z-
dc.date.available2018-04-12T11:43:55Z-
dc.date.issued2016-10-19-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16161-
dc.descriptionSILVA, R. C. de A. Un estudio descriptivo de los aspectos culturales en dos unidades de los libros didácticos: gente y prisma. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNo ensino de espanhol como língua estrangeira, es esperado que os professores tratem os conteúdos linguísticos e culturais de forma contextualizada, evitando sua dissociação e garantindo uma aprendizagem satisfatória, pois língua e cultura são apenas um bloco e desta forma no podem ser separados. Assim, ao trabalhar os aspectos culturais nas aulas de ELE, o docente está refletindo acerca da pluralidade existente na língua espanhola, conhecida por sua heterogeneidade, no qual traz consigo uma grande diversidade linguística e cultural, desmitificando a existência de uma “espanhol” melhor e mais puro. Deste modo, é imprescindível abordar, além de conteúdos gramaticais, os culturais. Para isso, nos baseamos em estúdios que abordam o desenvolvimento da competência cultural no ensino de LE como: Ferreira et al (2014), Oliveira (2014), Miquel e Sans (2004) entre outros. Utilizamos os documentos oficiais que regem o ensino de ELE no Brasil, os PCN’s (2000) e a OCEM (2006) e ratificamos a importância que os livros didáticos apresentam ao trazer conteúdos culturais nas suas atividades. Diante do exposto, este trabalho busca trazer reflexões acerca dos aspectos culturais no processo de ensino-aprendizagem de ELE, buscamos apresentar como os conteúdos culturais são abordados nos dois livros didáticos de língua espanhola, Gente (2003) e Prisma (2011), no qual analisamos os apartados específicos cuja intenção é trabalhar a pluralidade existente na língua, evidenciando como tais conteúdos estão presentados nos LDs, como acontece a apresentação e se houve uma preocupação por parte dos autores dos livros didáticos em trabalhar a heterogeneidade do espanhol. Depois de realizar as análises, constatamos que os livros trazem aspectos culturais em suas atividades e, ainda que privilegiem um país específico no decorrer de suas unidades, havendo uma tentativa de trabalhar a pluralidade cultural da língua espanhola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristina Bongestabpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de ELEpt_BR
dc.titleUn estudio descriptivo de los aspectos culturales en dos unidades de los libros didácticos: gente y prismapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

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