Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16168
Título: Utopia de uns, distopia de outros: a compaixão enquanto potência em Jogos Vorazes
Autor(es): Silva, Alexandre Araújo da
Palavras-chave: Sociedade do espetáculo
História
Literatura
Utopia
Distopia
Jogos Vorazes
Data do documento: 2017
Resumo: Partindo de um olhar historiográfico, seguimos pelos meandros do subgênero literário distópico como fonte historiográfica, utilizando da narrativa trilógica Jogos Vorazes, da escritora estadunidense Suzanne Collins, para compreender as metáforas que nos são apresentadas originadas pela sociedade espetacular (DEBORD, 1997). Assim, compreendemos e contextualizamos a distopia com Thomas Morus (1516), John Stuart Mill (1818) e Russel Jacoby (2001; 2007); pensamos o papel das obras distópicas enquanto subjetivas, ou seja, criações a partir da realidade e da visão de seus autores imbuídos de sua temporalidade (PERRONE-MOISÉS, 2016). Dessa forma, a sociedade do espetáculo é uma das maneiras de perceber o que Foucault (2008) chama de sociedade disciplinar e biopolítica, e também um sinônimo das práticas estratégicas pensadas por Michel de Certeau (2007). Portanto, a proposta dessa pesquisa é compreender as formas de resistência e/ou táticas (CERTEAU, 2007) possíveis de dificultar o controle do espetáculo. Para isso, discutimos o sujeito Outro – aquele diferente de nós – e suas outridades, percebendo-o interdisciplinarmente enquanto solidário com seus sofrimentos e dores, fomentando a compaixão (SELLINGMANN-SILVA, 2009), tornando-a uma forma de resistir, dentre as muitas outras na narrativa literária. Por fim, compreendemos a literatura enquanto fonte importante para a escrita historiográfica por sua pluralização de sujeitos, o que se torna importante na compreensão de outrem.
Descrição: SILVA, A. A. da. Utopia de uns, distopia de outros: a compaixão enquanto potência em Jogos Vorazes. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16168
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Araújo da Silva.pdfPDF - Alexandre Araújo da Silva12.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.