Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16169
Título: Uma dose de RAP com teor alcoólico: breve história das representações da bebida alcoólica e alcoolismo nas canções de Criolo (2006 - 2017)
Autor(es): Silva, Wellington Pereira da
Palavras-chave: RAP - Música
História e canção
Bebida alcoólica
Alcoolismo
MC Criolo
Data do documento: 2017
Resumo: A presente pesquisa versa pelos descaminhos da História para analisar a representação da bebida alcoólica no Brasil e suas consequências a partir das canções de RAP do cantor paulista Kleber Cavalcante Gomes, conhecido como MC Criolo: ao todo serão doze músicas abordadas para fortificar a análise da bebida alcoólica. A proposta é pluralizar os estudos históricos com canções para compreender como a sociedade brasileira é exímia fabricante, consumidora e disseminadora de bebidas com álcool; consideradas como drogas lícitas, estas bebidas acabam por trazer diversos problemas sociais para as pessoas que fazem seu uso de maneira exagerada, como: alcoolismo, acidentes de trânsito e doenças diversas. Assim, esta pesquisa aborda alguns destes problemas percebidos através das canções. Para tanto, foram pesquisados índices mostrando o crescimento da bebida alcoólica no Brasil (BNDES, 2014; IBGE, 2013), percebendo seu consumo (ACSELRAD, 2012) e o investimento em propagandas no meio midiático (como a televisão, jornais e internet) e analisando como nas canções há variadas formas de uso das bebidas alcoólicas e seu lugar político e social (OLIVEIRA, 2011, 2015), notando suas consequências. Dessa forma, compreendemos o lugar social da bebida e suas representações, a partir das canções de Criolo, para tornar interdisciplinar o olhar intermidiático (CLUVER, 2007) histórico e cultural da sociedade com base em um objeto que ao que parece interliga grupos diversos.
Descrição: SILVA, W. P. da. Uma dose de RAP com teor alcoólico: breve história das representações da bebida alcoólica e alcoolismo nas canções de Criolo (2006 - 2017). 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16169
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Pereira da Silva.pdfPDF - Wellington Pereira da Silva17.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.