Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16177
Título: Uma análise da cidade ideal a partir da obra A República de Platão
Autor(es): Ramos, Ricardo de Oliveira
Palavras-chave: Cidade ideal
Platão
República
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho intitulado como “Uma análise da cidade Ideal a partir da obra A República de Platão” que visa destacar as contribuições educacionais, filosóficas, políticas e sociais do pensador Platão a partir do livro VII do diálogo A República. Trazendo como objetivo geral analisar a importância dos diálogos platônicos para a construção e formação de um modelo de cidade ideal. Enfatizando assim, os seguintes objetivos específicos: Refletir sobre as principais partes do diálogo “A República” especificamente o livro VII; descrever como ocorre o processo de construção d‟A Pólis enquanto organismo vivo. Sendo divididos a partir dos seguintes tópicos: Introdução, Quem foi Platão? Quais contribuições Platão trouxe para a noção de conhecimento? Quais apontamentos Platão entende sobre cidade e cidadão? Cidade real: Aquilo que Platão renegou, O que se compreende na atualidade por cidade e cidadão? Quais as obras de Platão que ocorrera a análise? Conclusão. A própria curiosidade em conhecer a filosofia de Platão também foi importante para a realização da construção deste trabalho acadêmico, que é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, recorrendo aos grandes nomes da filosofia que tiveram diretamente influencias do pensamento platônico. Tendo como justificativa a relevância do então trabalho a comunidade de um modo geral. Ou seja, tanto no meio acadêmico como também a sociedade no geral.
Descrição: RAMOS, R. de O. Uma análise da cidade ideal a partir da obra A República de Platão. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16177
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo de Oliveira Ramos.pdfPDF - Ricardo de Oliveira Ramos5.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.