Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16185
Título: A espetacularização das quadrilhas nas festas juninas
Autor(es): Souza, Erika Patrício de
Palavras-chave: Espetacularização
Quadrilha
Festa junina
Data do documento: 2017
Resumo: As quadrilhas juninas passaram por um processo de ruptura em relação a seus elementos de tradicionalidade, tornando-se, assim, um produto da mercadoria do espetáculo. Sendo assim, surge a nossa problemática, construída sobre os seguintes questionamentos: (1) como e qual o porquê dessas transformações? (2) Que necessidades surgiram para que as quadrilhas juninas passassem por esse processo de ressignificação, no qual o tradicional perdeu o seu lugar para o estilizado? Para tanto, cumprimos com o objetivo de compreender os fatores que influenciaram nesse processo de espetacularização, no qual a sociedade capitalista e midiática inseriu as quadrilhas juninas, relacionando-as com os aspectos econômicos, culturais e históricos, para que, dessa maneira, possamos compreender as possiblidades de ruptura do tradicional para o estilizado. Para sustentarmos nossa investigação, usamos os fundamentos da sociedade do espetáculo de Debord (1997), a noção de descontinuidade histórica de Foucault (2010, 2012), dentre outras bases teóricas. Metodologicamente, foi feita uma análise a partir de imagens, que nos apresentam o processo de acontecimento de espetacularização das quadrilhas nas festas juninas. Como resultado, foi constatado que as quadrilhas juninas estilizadas compreendem o acontecimento da dança como mercadoria do espetáculo.
Descrição: SOUZA, E. P. de. A espetacularização das quadrilhas nas festas juninas. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16185
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Patrício de Souza.pdfPDF - Erika Patrício de Souza8.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.