Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16189
Título: Serviços arquivísticos: aspectos da gestão da qualidade da Fundação Casa de José Américo
Autor(es): Santos, Raissa Kelly Marinho dos
Palavras-chave: Serviços arquivísticos
Gestão da qualidade
Acesso à informação
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: A investigação iniciou-se pela construção do marco teórico, que proporcionou subsidio e visibilidade sobre as ações que visam um melhor desempenho nas atividades, proporcionando o acesso à informação de forma eficiente e eficaz, visto que na sociedade moderna, informação e qualidade, utilizadas adequadamente constituem vantagens para a instituição. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar os serviços arquivísticos prestados pela Fundação Casa de José Américo, especificamente no Departamento de Documentação e Arquivo com base em uma concepção da Gestão da Qualidade, identificando os aspectos que propiciam a qualidade no arquivo. Esta pesquisa se classifica como exploratória-descritiva; possuí natureza teórica conceitual e empírica. Os resultados da pesquisa revelaram que os serviços arquivísticos, no passado, estavam centrados no fator da organização da documentação, observaram, contudo que na atualidade, está sendo desenvolvida de diversas formas, e uma delas são as ações da gestão da qualidade, baseada em aspectos que caracterizam um produto ou serviço que propiciam a competência de satisfazer as necessidades dos usuários. No decorrer da pesquisa, verificaram que o arquivo, apesar de dispor de vários serviços oferecidos aos usuários, ainda é deficitário em alguns aspectos evidenciados através de dois instrumentos de coleta de dados: uma entrevista semiestruturada com o gestor do Departamento de Documentação e Arquivo e a aplicação de um questionário com os usuários desse arquivo. Os estudos revelaram que existe um déficit na qualidade dos serviços e na divulgação da própria instituição, principalmente do acervo sobre sua custódia. Dessa forma, a gestão da qualidade aplicada ao arquivo torna-se um importante procedimento que auxilia nas atividades da instituição.
Descrição: SANTOS, R. K. M. dos. Serviços arquivísticos: aspectos da gestão da qualidade da Fundação Casa de José Américo. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16189
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Kelly Marinho dos Santos.pdfRaissa Kelly Marinho dos Santos15.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.