Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16192
Título: Formação de preço de venda no comércio varejista de medicamentos à luz da competição e regulação: um estudo de caso múltiplo no município de Sertânia- PE
Autor(es): Silva, Gesiane Rodrigues
Palavras-chave: Formação do preço de venda
Comércio varejista
Setor farmacêutico
Regulação de medicamentos (Brasil)
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A fixação do preço é um complexo processo, gerencia-lo não é tarefa fácil. No que diz respeito à formação de preço dos medicamentos, foi pesquisado a forma como o comercio varejista no setor de medicamento, gerencia o preço, considerando fatores de competição e regulação. O presente trabalho teve por objetivo investigar como quatro farmácias gerenciam o preço levando em conta fatores de regulação e competição no munícipio de Sertânia – PE, como também capturar a percepção do gerente sobre o assunto. Para isso a pesquisa valeu-se da técnica de cotação de preços, de um único medicamento de marca e genérico, em diferentes estabelecimentos, como também na aplicação de questionário para discutir as evidências da entrevista com base na literatura específica levantada sobre tema. A pesquisa é caracterizada como estudo multicaso, de natureza qualitativa e o método utilizado foi o empírico- analítico. Quanto à técnica de análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo das entrevistas obtidas por meio do questionário aplicado. Os resultados evidenciaram que há uma variabilidade de preço significativo de um único produto, da mesma marca, em diferentes estabelecimentos e que a percepção do gerente, no que se refere a preço de venda é muito limitada e que o modelo utilizado para precificação não é suficiente para um bom modelo de gestão de preços.
Descrição: SILVA, G. R. Formação de preço de venda no comércio varejista de medicamentos à luz da competição e regulação: um estudo de caso múltiplo no município de Sertânia- PE. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16192
ISSN: CDD 657.42
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gesiane Rodrigues Silva.pdfPDF - Gesiane Rodrigues Silva691.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.