Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16194
Título: Uma pesquisa quanto à formação do preço de venda por seção em um supermercado no município de Serra Branca-PB: um estudo de caso
Autor(es): Mariano, Maria José Fabiana
Palavras-chave: Setor supermercadista
Formação do preço de venda
Contabilidade de custos
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: No ambiente competitivo em que as entidades estão inseridas, definir o preço de venda correto é um fator de grande relevância nas decisões que serão implementadas por uma entidade, pois esse preço pode significar seu sucesso, sua existência, sua competitividade e seu diferencial em relação à outras empresas. Neste sentido, a pesquisa procura investigar como se dá a formação do preço de venda no supermercado, além de comparar as diferentes formas de apuração dos preços de venda. Para isso foi realizado um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, utilizando-se do método indutivo. Os resultados encontrados mostram que para formar o preço de venda, a instituição multiplica o custo de aquisição do produto pela margem de lucro, sendo necessário em inúmeros casos reduzir a margem para se adequar à concorrência. Outro fator encontrado por meio deste trabalho é que a empresa não utiliza nenhum método de custeio para ajudar na minimização dos custos, além de não perceber a necessidade de formar o preço de venda utilizando ferramentas contábeis, que auxiliam na tomada de decisão, mas antes prefere formar o preço baseando-se em suas experiências de mercado. Com este estudo de caso foi possível diagnosticar que o supermercado precisa rever seus critérios para formar o preço de venda, adotando medidas que considerem informações contábeis para subsidiar a tomada de decisão e consequentemente garantir a continuidade do mesmo.
Descrição: MARIANO, M. J. F. Uma pesquisa quanto à formação do preço de venda por seção em um supermercado no município de Serra Branca-PB: um estudo de caso . 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16194
ISSN: CDD 657.42
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Fabiana Mariano.pdfPDF - Maria José Fabiana Mariano537.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.