Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16195
Título: Um estudo sobre evidenciação dos ativos biológicos e produtos agrícolas nas empresas do subsetor de alimentos processados listadas na BM&FBovespa baseado no Pronunciamento Técnico CPC 29
Autor(es): Batista, Rayane Greicy da Silva
Palavras-chave: Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)
Ativos biológicos
Produtos agrícolas
BM&FBovespa
Data do documento: 6-Abr-2018
Resumo: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) emitiu no ano de 2009 o pronunciamento técnico 29, que tem correlação com a norma internacional de contabilidade IAS 41, tem como objetivo determinar o tratamento contábil e as respectivas divulgações referentes à avaliação dos ativos biológicos e produtos agrícolas. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se as informações divulgadas pelas empresas do subsetor de alimentos processados listados na BM&FBOVESPA atendem aos requisitos de divulgação do CPC 29 no período de 2011 à 2014. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica, documental e de levantamento. O universo da pesquisa são as 10 empresas integrantes da BM&BOVESPA enquadradas no novo mercado. A amostra foi composta por sete empresas que foram escolhidas pelo fato destas se enquadraram dentro do período analisado. Os dados foram coletados através de consulta ao balanço patrimonial e as notas explicativas de cada empresa analisada. Como resultado, foi possível verificar que um pequeno percentual das empresas analisadas atenderam às normas de divulgação vigentes, no entanto, deixam a desejar quando se referem a alguns critérios de evidenciação estabelecidos pelo CPC 29. A BRF S.A. e a JBS S.A. foram as únicas empresas que apresentaram o maior índice de divulgação dos ativos biológicos em seus demonstrativos contábeis a BRF S.A. com um percentual de 36,58% no ano de 2012 e 2014 e a JBS S.A. com 36,58% no ano de 2014. Na análise dos índices de evidenciação dos ativos biológicos com relação ao ativo total, verificou-se que dentre as instituições estudadas, a que obteve o maior índice durante os anos analisados foi a São Martinho S.A. com 12,05% no ano de 2012.
Descrição: BATISTA, R. G. S. Um estudo sobre evidenciação dos ativos biológicos e produtos agrícolas nas empresas do subsetor de alimentos processados listadas na BM&FBovespa baseado no Pronunciamento Técnico CPC 29. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16195
ISSN: CDD 657.863
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Greicy da Silva Batista.pdfPDF - Rayane Greicy da Silva Batista1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.