Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16209
Título: O grotesco e o social na vida do personagem São Cristóvão, de Eça de Queiroz
Autor(es): Leite, Fábia Cristina Alves
Palavras-chave: Eça de Queirós
Realismo grotesco
Novela portuguesa
Últimas Páginas (Obra)
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: A teoria de Mikhail Bakhtin (1987), sobre a cultura popular na Idade Média e no Renascimento, possibilita os mais diversos estudos, na área da literatura, principalmente. Dessa obra, extraiu-se o conceito de grotesco e suas aplicações, o qual se caracteriza pelo exagero e ambivalência. Sendo assim, além de trabalhar a linguagem, podemos analisar a imagem do grotesco na literatura. Com base nesse alicerce teórico, realizamos, neste estudo, a leitura de São Cristóvão (2002), uma novela de Eça de Queiroz que retoma a Idade Média e pertence a uma trilogia, publicada em 1912, em volume intitulado Últimas Páginas e republicado em 2002 com o título de Vidas de Santos. Ao analisarmos o protagonista, Cristóvão, percebemo-lo como uma figura grotesca, visto seu aspecto disforme, sua estatura gigantesca, sua força hercúlea e sua caracterização como um ser híbrido. Dessa forma, nosso objetivo, no presente trabalho, é analisar os elementos grotescos na obra São Cristóvão, com ênfase no protagonista. Para esse fim, nos embasamos nas teorias bakhtinianas sobre o grotesco e a carnavalização. Utilizamos, também, como aporte teórico, com enfoque na questão social, Jaime Cortesão (2001).
Descrição: LEITE, F. C. A. O grotesco e o social na vida do personagem São Cristóvão, de Eça de Queiroz. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16209
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábia Cristina Alves Leite.pdfPDF - Fábia Cristina Alves Leite666.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.