Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16211
Título: Sobre o mito de Lilith: a mulher como obstáculo à aventura do herói; um olhar sobre as obras "O Guarani" e "Iracema" de José de Alencar
Autor(es): Sousa, Antonio Leonel Ferreira de
Palavras-chave: Mito de Lilith
José de Alencar
Mulher na literatura
O Guarani ( Romance)
Iracema (Romance)
Data do documento: 1-Jan-2018
Resumo: A representação da mulher na literatura ora se alinham a noção de mãe “boa”, simbolizando a vitória, o bem, ora à mãe “má”, Lilith, representando o fracasso e a pungência dos desejos carnais, apresentando-se como um obstáculo a aventura do herói. Assim sendo, no presente trabalho temos como objetivo identificar os personagens femininos que representam uma tentação aos heróis e observar como elas se alinham ao arquétipo de Lilith, nas obras o Guarani e Iracema de José de Alencar, tendo como base teórica, principal, as considerações de Joseph Campbell, acerca da mulher como tentação, e nas colocações de Sicuteri (1985) e Rodrigues (2007), em relação ao mito de Lilith. Ao fim, evidenciou-se que as personagens Isabel, Iracema e a filha do cacique Aimoré conservam traços distintivos comuns a figura de Lilith, colocando-se como uma provação a ser superada pelos heróis das narrativas, Álvaro, Peri e Martim, sendo esta provação determinante para o fracasso ou para o êxito da aventura como em Peri.
Descrição: SOUSA, A. L. F. Sobre o mito de Lilith: a mulher como obstáculo à aventura do herói; um olhar sobre as obras "O Guarani" e "Iracema" de José de Alencar. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16211
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Leonel Ferreira de Sousa.pdfPDF - Antonio Leonel Ferreira de Sousa565.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.