Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marileide Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T12:22:24Z | - |
dc.date.available | 2018-04-17T12:22:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16217 | - |
dc.description | SILVA, M. B. da. Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A leitura do texto literário na escola, principalmente, no ensino fundamental II, continua atrelada, muitas vezes, à discussão estrutural dos textos. O professor tem nesse processo atuação fundamental, pois é a partir de seu planejamento que poderá ou não oferecer ao aluno um encontro significativo com o texto. Para tanto, precisa estar fundamentado teórico e metodologicamente para planejar de maneira intencional e construtiva aulas voltadas para a admiração dos bens simbólicos e estéticos que constituem o patrimônio nacional, tendo acesso pela leitura a novas ideias, novas concepções, novas perspectivas, acerca do mundo, das pessoas, da história dos homens, da intervenção dos grupos sobre a realidade sócio-histórica e cultural. Frente a esta realidade, pretendemos, nesta monografia, analisar uma proposta de trabalho com o gênero fábula, desenvolvida em uma turma do 7º ano, em uma escola pública do município de Campina Grande – PB, analisando algumas possibilidades de interação dos alunos com textos da literatura para o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e fruição. A metodologia foi norteada pelas indicações de Cosson (2006), a partir de sua denominada ―sequência básica‖: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação. Trata-se, assim, de uma pesquisa-ação na qual se prioriza a inserção do pesquisador no meio pesquisado, participação efetiva dos sujeitos envolvidos na pesquisa, busca dos sentidos e das representações. Para embasar a elaboração da proposta e a discussão da experiência vivenciada, recorremos às contribuições dos estudiosos: Cosson (2006), Souza (2011), Soares (1999), dentre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Lúcia Maria de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a leitura literária no ensino fundamental II: análise de vivência com o gênero fábula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marileide Bezerra da Silva.pdf | 18.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.