Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16220
Título: Entre afetos e memória, romances marcados por cartas: história de vida de Maria Amélia de Oliveira
Autor(es): Ouriques, Magna Flora de Melo Almeida
Palavras-chave: Análise literária
Memória
Romance
Cartas
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: Em Romances Marcados por Cartas, realizamos uma narrativa biográfica de Maria Amélia de Oliveira, que vivenciou as décadas de 30 e 40 do século XX, tendo como objetivo principal analisar o modo pelo qual a mulher, no contexto da sociedade paraibana, experimentou as relações afetivas representadas em romances, namoro e casamento através de escritas biográficas. Por muitos anos, a figura feminina foi uma referência de submissão, imersa no modelo social patriarcal, que comandava o seu futuro e o de suas filhas. Tomando-a como objeto de estudo, desenvolvemos a nossa pesquisa, que apresenta uma faceta do papel da mulher na sociedade brasileira, com o intuito de contemplar a significância feminina e as lutas que enfrentou para conseguir o status de construtora da própria identidade, a partir do exame de aspectos como a educação e a vida sentimental. Como referencial teórico balizado para este trabalho, destacamos Halbwachs (1950) e Le Goff (1990), em seus estudos sobre memórias. Além destes, Rago (1985), Pinsky e Pedro (2013), Mill (2006) e Burke (2011), nos seus estudos que concernem às vivências e lutas femininas por seu espaço de direito. Como abordagem metodológica, trabalhamos a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como fontes cartas, fotografias e a biografia de Maria Amélia de Oliveira. Consideramos que o trabalho com memória e biografia, através de cartas de amor, nos permite compreender uma dada realidade social e histórica entre as múltiplas realidades cotidianas que as mulheres vivenciaram naquela época.
Descrição: OURIQUES, M. F. de M. A. Entre afetos e memória, romances marcados por cartas: história de vida de Maria Amélia de Oliveira. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16220
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magna Flora de Melo Almeida Ouriques.pdf7.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.