Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Welba Felipe dos-
dc.date.accessioned2018-04-17T12:26:13Z-
dc.date.available2018-04-17T12:26:13Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16224-
dc.descriptionSANTOS, W. F. dos. Desafios e perspectivas da sala de recursos para crianças com necessidades educacionais especiais no município de Junco do Seridó - PB. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de analisar como se constitui e se organiza a Sala de Recursos Multifuncionais na instituição escolar no município de Junco do Seridó - PB, e discutir sua importância para o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais. As Salas de Recursos Multifuncionais representam um dos principais serviços para a oferta do Atendimento Educacional Especializado - AEE, um atendimento que é oferecido como complemento ou suplemento à escolarização regular, de forma a possibilitar aos alunos com necessidades educacionais especiais o melhor desenvolvimento possível nas classes regulares. A pesquisa é de cunho bibliográfico e de campo, através de entrevistas com gestores, professores e pais. A metodologia foi elaborada a partir de um estudo de caso, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista em uma escola municipal de ensino do Junco do Seridó - PB. A análise se apoiou em autores que têm se dedicado ao estudo da Educação Inclusiva no Brasil, além dos documentos do MEC a respeito da inclusão escolar, especialmente a respeito do AEE e das Salas de Recursos Multifuncionais. Conclui-se que essas salas, com os equipamentos e materiais pedagógicos previstos e professores bem qualificados, representam um grande avanço na política de inclusão escolar, pois elas oferecem apoio especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais e apoio aos professores das salas regulares. Com isso, possibilitam a esses alunos condições para o efetivo progresso de sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado - AEEpt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas da sala de recursos para crianças com necessidades educacionais especiais no município de Junco do Seridó - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Welba Felipe dos Santos.pdf12.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.