Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16230
Título: O cangaço: uma discurssão historiográfica e seus reflexos na sala de aula
Autor(es): Ferreira, Rodrigo Emanuel Souza
Palavras-chave: Cangaço
Movimento social
Literatura de cordel
Recurso didático
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O trabalho tem como proposta trabalhar o Cangaço reconhecendo as contribuições culturais e estéticas deixadas pelo movimento, que marcaram época e ainda se mantêm vivas na memória dos brasileiros e, de modo especial, dos nordestinos, analisar a historiografia do cangaço através de teóricos sobre o tema, textos acadêmicos e literaturas populares, que nesse caso foram os cordéis, através desse estudo questionar o modo como se trabalha o tema no ensino fundamental e médio, como o livro didático retrata o tema e novas formas de desenvolver uma boa aula com “novas” formas de didática, levando em conta toda a dificuldade que os professorem enfrentam com as escolas públicas. Enfatizando a importância do cordel em toda uma construção do imaginário do aluno, aproveitando também que o tema, principalmente para a cultura nordestina, é bem atraente aos olhos dos estudantes. O trabalho se estrutura em Três capítulos, O primeiro uma ambientação do cenário estudado e de seus integrantes, o segundo uma análise historiográfica dos textos acadêmicos e literaturas de cordel e o terceiro um estudo sobre a influência do assunto no ensino de história das escolas e a utilização do cordel em sala de aula.
Descrição: FERREIRA, R. E. S. O cangaço: uma discurssão historiográfica e seus reflexos na sala de aula. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16230
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Emanuel Souza Ferreira.pdf19.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.