Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16241
Título: Crimes violentos letais intencionais
Autor(es): Farias, Thomas Jefferson Nunes
Palavras-chave: Crimes Violentos
Criminalidade
Taxa de Homicídios
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: Na atualidade o crime somado a violência são os maiores causadores de medo e insegurança na população brasileira. As estatísticas oficiais de criminalidade indicam a aceleração do crescimento de todas as modalidades delituosas. Diante desta problemática, as analises das taxas de homicídios, conhecidas como taxas de crimes violentos letais intencionais, surgem como indicadores para medir a intensidade da violência e da criminalidade. No Brasil as taxas de criminalidade têm níveis acima da média, o índice de homicídios considerado suportável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de dez homicídios por 100 mil habitantes e em 2012 foram registradas a proporção de 29 por 100 mil habitantes em nosso país. Neste mesmo panorama encontra-se o Estado Paraibano, com destaque as cidades de Santa Rita e Conde. Em presença de tal expectativa, aponta-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a situação de crime e violência do país, em proeminência o Estado da Paraíba? Em virtude disso, o objetivo do presente trabalho foi que será identificar os números de crimes violentos letais intencionais ocorridos no país e no Estado da Paraíba através do levantamento de dados estatísticos e pesquisas. Para tanto, respondendo as seguintes aplicações: Identificar os números absolutos e os índices dos crimes violentos letais intencionais ocorridos no país e no Estado da Paraíba, em determinado período de tempo; apresentar os dados estatísticos relevantes a nível Nacional, Estadual e Municipal; e reunir o maior contingente de interpretações satisfatórias a respeito dos dados exibidos. A pesquisa é do tipo bibliográfica, já a abordagem do problema enquadra-se na pesquisa do tipo quantitativa e quanto aos fins será uma pesquisa descritiva.
Descrição: FARIAS, Thomas Jefferson Nunes. Crimes violentos letais intencionais. 2014. 28f. Monografia (Especialização em Segurança Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16241
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thomas Jefferson Nunes Farias.pdf6.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.