Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16283
Título: Conselho tutelar e o direito à educação: limites e possibilidades
Autor(es): Santiago Júnior, José Tarcísio
Palavras-chave: Conselho tutelar
Escola
Direitos e escolarização
Data do documento: 2017
Resumo: A pesquisa busca compreender a importância dos Conselhos Tutelares no que tange a efetivação do direito à educação de crianças e adolescentes. Com o objetivo de analisar a importância do Conselho Tutelar quanto ao direito a educação das crianças e adolescentes; identificar as funcionalidades do Conselho Tutelar nas escolas; destacar as principais potencialidades e limites da atuação do Conselho Tutelar no âmbito da educação. A seguinte proposta de pesquisa é exclusivamente bibliográfica de cunho investigativo e exploratório. Conforme as análises, constatou-se a relação da escola com o Conselho Tutelar tem singular relevância na atenção para com o Direito à Educação da criança e do adolescente, especialmente o direito à educação escolar e ainda mais precisamente, o direito ao ensino fundamental com corresponsabilidade dos órgãos. Reforça-se a importância de se manter uma interação entre os Conselhos Tutelares e as escolas em auxílio ao esforço de um, deve atuar com o outro. Nesse sentido, torna-se essencial que os conselheiros tutelares reflitam sobre as demandas endereçadas pela instituição escolar. Portanto, o Conselho Tutelar pode servir como o agente impulsionador do desenvolvimento da instituição escolar, no que versas suas possibilidades e limites.
Descrição: SANTIAGO JÚNIOR, J. T. Conselho tutelar e o direito à educação: limites e possibilidades. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16283
Aparece nas coleções:46 - TCC
46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Tarcísio Santiago Júnior.pdfPDF - José Tarcísio Santiago Júnior4.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.