Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16286
Título: A importância das novas tecnologias no âmbito da gestão escolar e do desenvolvimento de práticas educativas
Autor(es): Silva, Gilvan Jandeylson Lira
Palavras-chave: Novas tecnologias
Práticas educativas
Gestão educacional
Data do documento: 2017
Resumo: O uso de novas tecnologias nas práticas educativas é um fator preponderante no processo de ensino e aprendizagem, como também, para a gestão nos aspectos administrativos e informacional da escola. Neste sentido, este artigo tem como objetivo discutir a importância das novas tecnologias para a gestão escolar e para o desenvolvimento de práticas educativas. A abordagem metodologia configura-se como qualitativa em educação, de caráter bibliográfico e exploratório. Apresentamos como base teórica: Kenski (2007); Audacio (2015); Prediger (2015); Guerreiro e Battini (2014); Sousa, Carvalho e Marques (2012); Rampelotto, Melara e Linassi (2015); Abdian, Andrade e Parro (2017), entre outros, que discutem sobre o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, na gestão escolar e em práticas educativas. Os resultados do estudo apontam que o gestor escolar necessita chamar para si a responsabilidade de adquirir conhecimento na área tecnológica, para poder estimular os docentes e demais colaboradores escolares para a importância pedagógica das TIC’s para o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a escola e a gestão, necessitam se adaptar a nova realidade social, devem construir um ambiente virtual que contribua para a melhoria do processo educacional. Esse ambiente deve ser colaborativo, procurando promover também uma integração entre a gestão escolar e a sua estrutura pedagógica.
Descrição: SILVA, G. J. L. A importância das novas tecnologias no âmbito da gestão escolar e do desenvolvimento de práticas educativas. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16286
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvan Jandeylson Lira Silva.pdfPDF - Gilvan Jandeylson Lira Silva5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.