Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16287
Título: Notas sobre pedagogia social no Brasil
Autor(es): Souza, Josilene Ferreira de
Palavras-chave: Pedagogia social
Educação social
Pedagogia
Data do documento: 2017
Resumo: Esse artigo aborda o tema da Pedagogia Social, de modo especial, a sua atuação na sociedade brasileira. Teve como objetivo maior aprofundar os conhecimentos a respeito dessa ciência. Como metodologia de investigação adotou-se a Pesquisa bibliográfica, a qual é indicada para assuntos ainda pouco explorados. Como parceiros teóricos dessa jornada contamos com os seguintes autores: Graciani (2014), Pinel, et al. (2012), Martin (2001), Moraes (2010) e Silva (2009). A partir dos mesmos, buscou-se compreender o conceito e os objetivos dessa Pedagogia, bem como seu desenvolvimento no país e suas principais contribuições. A Pedagogia Social se desenvolve na união da teoria com a prática, entre o social e a educação, e vem nas últimas décadas marcando sua presença na sociedade brasileira, tanto em espaços governamentais como em espaços não governamentais. Sua atuação principal se dá junto à população que vive em situação de vulnerabilidade social, buscando através de suas ações educativas contribuir para que essa parcela da sociedade conquiste seus direitos de cidadania. A ação do educador social é, em muitos casos o de resgatar a autoestima dessas pessoas, ajudando a se recuperarem ou a conseguirem sua cidadania.
Descrição: SOUZA, J. F. de. Notas sobre pedagogia social no Brasil. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16287
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilene Ferreira de Souza.pdfPDF - Josilene Ferreira de Souza3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.