Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16290
Título: A juventude agrária católica em Alagoa Grande - PB (1954-1964)
Autor(es): Silva, Rogério Chaves da
Palavras-chave: Juventude agrária católica
Ação católica
Juventude rural
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho discute como se deu o surgimento, organização e atuação da Juventude Agrária Católica no Brasil, considerando o contexto sócio-político e eclesial do período em que este movimento da Ação Católica Especializada, nasceu organizou-se e atuou. Dando ênfase ao movimento em Alagoa Grande-PB em meados dos anos 50 e início dos anos 60, usando como principais fontes de pesquisa o livro “História e organização de jovens camponeses cristãos 1947-1972, e depoimentos de ex-jacistas, especialmente de Dom Epaminondas José de Araújo, fundador da JAC na Paróquia e seu primeiro assistente, e de Ignácia Maria da Conceição H. Lavareda, ex-jacista alagoa-grandense, reunidos no livro “Retalhos de Vidas Depoimentos de ex-jacistas”, bem como também refletir sobre a situação do homem do campo na época, e quais eram as atividades desenvolvidas pelo movimento e suas contribuições para juventude rural atingida pelo mesmo, destacando o contexto político e eclesial que contribuíram com a expansão e declínio do movimento no Brasil e em Alagoa Grande- PB.
Descrição: SILVA, R. C. da. A juventude agrária católica em Alagoa Grande - PB (1954-1964). 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16290
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogério Chaves da Silva.pdfPDF - Rogério Chaves da Silva9.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.