Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16291
Título: Violência contra as mulheres: as agressões domésticas
Autor(es): Silva, José Roberto Costa da
Palavras-chave: Violência
Mulheres
Lei
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo fala das últimas décadas do século XX e início do século XXI e tem a finalidade de demonstrar a trajetória da violência contra as mulheres, dando destaque à violência doméstica, além de fazer uma análise dos fatores relacionados com a violência cometida contra as mulheres, às várias formas de violência que elas são vítimas, as consequências que a violência deixa nas mulheres vitimadas e a criação da lei Maria da Penha (11.340) criada em agosto de 2006, com o objetivo de diminuir a violência no Brasil. Ressalta ainda que a violência doméstica trata-se de um fenômeno antigo e que se configura como uma questão histórica e cultural, deixando nas mulheres vitimadas muita dor, tristeza e traumas que perduram por toda vida, independentemente dos segmentos sociais e econômicos. Como fontes, foram utilizados depoimentos de algumas mulheres vítimas da violência e que aceitaram registrar suas histórias através de suas narrativas. Também, analisamos os depoimentos de mulheres, presentes no documentário “Coragem Mulher” produzido por Mislene Santos e Christine Ferreira, fizemos uso de outras fontes a exemplo de Leis, Jornal Correio da Paraíba, Músicas e de toda uma historiografia voltada para o tema.
Descrição: SILVA, J. R. C. da. Violência contra as mulheres: as agressões domésticas. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16291
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Roberto Costa da Silva.pdfPDF - José Roberto Costa da Silva11.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.