Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16293
Título: Reforma psiquiátrica através do CAPS no município de Sapé - PB
Autor(es): Gomes, Rodrigo da Silva
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica
CAPS
Luta antimanicomial
Data do documento: 2017
Resumo: Neste artigo discutimos a importância da reforma psiquiátrica no Brasil, com destaque para o município de Sapé. A reforma psiquiátrica no Brasil ganhou força na década de 80, criando rasuras na história da psiquiatria, onde o hospício e a psiquiatria, que até então era responsável pelo tratamento da loucura, passam a ser contestado por outras áreas do saber como a psicanalise e a psicologia, no período que a reforma ganha força o Brasil passa por grandes transformações no cenário político, com o fim da ditatura e o retorno da democracia, os movimentos daquela época lutavam por um país menos desigual, com uma política que utilizava estratégias discursivas com proposta de combater as práticas vigentes, é nesse contexto que é inaugurado o primeiro CAPS-Centro de Atenção Psicossocial, que buscava reconstruir uma relação entre os pacientes e seus familiares, com um tratamento mais humanizado, para ganhar um amplo apoio para luta antimanicomial. Portanto, entendemos que a reforma psiquiátrica tem como objetivos questionar e propor novas estratégias para a transformação do modelo clássico e do paradigma da psiquiatria. O estudo foi realizado em um CAPS-ad III do município de Sapé, no qual participaram seis trabalhadores que atuavam há mais de um ano nesse serviço. O procedimento utilizado envolveu uso de fotografias e entrevistas semiestruturadas. A partir das entrevistas podemos perceber o que pensam os profissionais que hoje trabalham no CAPS sobre a reforma psiquiátrica e como é o funcionamento e as atividades propostas pela instituição enquanto um serviço substitutivo de saúde mental. Buscando identificar os avanços, desafios, dificuldades e mudanças que envolvem a prática dos profissionais e refletir sobre os problemas e desafios que são enfrentados.
Descrição: GOMES, R. da S. Reforma psiquiátrica através do CAPS no município de Sapé - PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16293
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo da Silva Gomes.pdfPDF - Rodrigo da Silva Gomes7.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.