Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16295
Título: O processo de higienismo na cidade da Parahyba do Norte no final do século XIX e início do século XX
Autor(es): Silva, Raissa Pereira da
Palavras-chave: Higiene
Parahyba do Norte
Epidemias
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho teve sua pesquisa realizada a partir de mensagens dos Presidentes de Província, Presidente de Estado, Colleção dos Actos do Poderes Legislativo e Executivo do Estado da Parahyba, da Revista Era Nova e o Jornal Correio Official. Buscando tratar do surgimento da ideologia do higienismo no Brasil e como este ideal chegou a cidade da Parahyba do Norte em 1895 momento em que a cidade ainda se encontrava em situações precárias no final do século XIX, sem água encanada, luz elétrica, esgoto e recolhimento do lixo, o que fazia a cidade da Parahyba do Norte, assim como muitas outras cidades do Brasil, enfrentar grandes endemias, epidemias e mortes devido as más condições de higiene até a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), ocorrida no Brasil no ano de 1919. Observando como o discurso de higiene sanitária, chegou a cidade e caracterizou significativas mudanças no cotidiano da população parahybana, principalmente depois da implementação do Decreto 494, que organizou a Repartição de Hygiene Publica do Estado, com ações de repressão e vigilância pela polícia sanitária, que tentava por ordem na população, impedindo-a de realizar seus hábitos cotidianos. Tais medidas de repressão e disciplina da população usavam o discurso médico-higienista, justificado pelo combate às doenças, mas, as elites e políticos queriam mesmo o disciplinar dos corpos, buscando uma sociedade civilizada, limpa e moderna.
Descrição: SILVA, R. P. da. O processo de higienismo na cidade da Parahyba do Norte no final do século XIX e início do século XX. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16295
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Pereira da Silva.pdfPDF - Raissa Pereira da Silva5.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.