Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16297
Título: Relações étnico-raciais na escola da educação básica: abordagens e práticas na escola E. E. E. F. A. Z. - Alagoa Grande-PBN
Autor(es): Agostinho, Cilene de Sousa
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Práticas educativas
História afro-brasileira
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho analisa a educação para as relações étnico-raciais no ensino básico considerando o espaço que esta perspectiva de educação vem ganhando nas práticas pedagógicas de professores/as. Dessa maneira a pesquisa consistiu em analisar os resultados de um Projeto de Iniciação Científica, cujo espaço de observação foi o ambiente da Escola E.E.E.F.A.Z. localizada na cidade de Alagoa Grande-PB. Recorremos também aos materiais didáticos utilizados na escola e entrevistamos os docentes e nos atemos as suas práticas pedagógicas com relação ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme orienta a Lei 10.639/2003. O material coletado foi analisado no contexto da trajetória histórica do negro no Brasil, caracterizada pela luta contra a exclusão configurada na formação dos movimentos negros. Para tanto, recorremos a alguns estudiosos como MARINGONI (2011), COSTA (2008), BARROS (2003) e FERNADES (1989), CHAGAS (2015); (2017), FONSECA (2014), BEZERRA E NEGREIRO (2014), cujos estudos nos localizam no espaço que caracteriza as situações das pessoas negras nos diferentes momentos históricos. Percebemos que as ações dos movimentos negros sempre se pautaram na educação e construção da identidade racial, o que nos levou a analise dos escritos de CRUZ (2005), CONCEIÇÃO (2006), CHAGAS (2008), FLORES (2007) e GOMES (2012). Concluímos que a educação para as relações étnico-raciais é um processo em construção, visto que está imbricado numa série de fatores, a exemplo da formação docente, acesso a material didático e aplicação de políticas públicas, sobretudo, as ações afirmativas para as populações negras. No entanto, é o/a professor/a que está na ponta final do processo educativo que efetiva ou não uma prática capaz de fazer valer essa modalidade de educação.
Descrição: AGOSTINHO, C. de S. Relações étnico-raciais na escola da educação básica: abordagens e práticas na escola E. E. E. F. A. Z. - Alagoa Grande-PB. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16297
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cilene de Sousa Agostinho.pdfPDF - Cilene de Sousa Agostinho11.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.