Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16298
Título: Entre a ética e a moral: reflexões sobre a Madona de Cedro de Antonio Callado
Autor(es): Silva, José Rafael Felisberto da
Palavras-chave: Valores morais-éticos
Literatura
Catolicismo
Data do documento: 2017
Resumo: A moral constitui um conjunto de regras e ações que são estabelecidas no meio comunitário, que visam fazer um julgamento sobre as atitudes de cada indivíduo. Por sua vez, a ética é uma opção interna feita pelo ser humano, que o faz refletir sobre como seguir a sua vida de acordo com os princípios sociais. O presente artigo tem como objetivo analisar como os valores morais e éticos estão inseridos no livro “A Madona de Cedro” de Antonio Callado, onde os atores principais deste romance costumam transgredir os ensinamentos que são transmitidos pelo catolicismo. A partir da observação dos aspectos psicológicos de alguns personagens, identificamos que após realizarem suas ações cotidianas, eles passaram a fazer um exame de consciência que os levaram a ter diversos sentimentos negativos. Percebemos com a análise, que as violações aos preceitos religiosos católicos causavam tormentos sobre o juízo dos seres fictícios criados por Callado. Isso ocorria, porque a sensação de culpa interioriza dentro do ser humano, no momento em que ele é exposto ao medo da inferiorização e da exposição.
Descrição: SILVA, J. R. F. da. Entre a ética e a moral: reflexões sobre a Madona de Cedro de Antonio Callado. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16298
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Rafael Felisberto da Silva.pdfPDF - José Rafael Felisberto da Silva5.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.