Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16306
Título: A cultura surda e seus artefatos culturais na educação escolar dos surdos: um estudo de caso
Autor(es): Martins, Ellem Aguida de Oliveira
Palavras-chave: Cultura surda
História
Artefatos culturais
Educação
Identidade
Inclusão
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão acerca do surdo e da cultura surda, suas concepções e mudanças na história e como atualmente os artefatos culturais se manifestam na educação escolar. O objetivo geral deste texto é fazer uma reflexão sobre as concepções de cultura surda dentro de uma perspectiva histórica e cultural. Deste objetivo brotam outros mais específicos como: entender o surdo como sujeitos de sua própria história, com autonomia e capacidades de produção cultural; desenvolver a concepção social da surdez e como ela ajuda a entendermos melhor os sujeitos surdos; refletir as potencialidades que os surdos têm para desenvolver seus artefatos culturais. Como abordagem teórica, o trabalho fez uso da história cultural, pela amplitude de diálogo com outras áreas do conhecimento e por ter especial interesse pelas experiências dos sujeitos antes “desprezados” pela história. Como metodologia, este estudo se valeu de um estudo de caso com alunos surdos de uma determinada escola da rede estadual de ensino da cidade de Guarabira-Pb. Ao longo do trabalho foram consultados autores como: Strobel (2008a, 2008b, 2009), Sá (2006), Perlin (1998, 2003, 2006, 2014) e Nakagawa (2012). Como resultado obtido o referido trabalho mostra que é possível falar que há uma cultura surda e que esta se mostrou perceptível nos relatos dos entrevistados.
Descrição: MARTINS, E. A. de O. A cultura surda e seus artefatos culturais na educação escolar dos surdos: um estudo de caso. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16306
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellem Aguida de Oliveira Martins.pdfPDF - Ellem Aguida de Oliveira Martins6.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.