Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16309
Título: Me conta que eu faço de conta: contribuição da história na concepção do processo criativo do designer
Autor(es): Fonseca, Niedja Espínola
Palavras-chave: Design
Processos criativos
Metodologia da criação artística
Memória
História cultural
Data do documento: 2017
Resumo: Neste artigo apresentamos uma experiência historiográfica. Esta, surge da busca pela utilização de uma perspectiva teórica presente no campo da História contemporânea, como meio para o auto aperfeiçoamento no que tange ao processo criativo do trabalho de designer. Tal processo, resultou na criação de um Kit que traz um conjunto de produtos utilizados como suporte físico para embalar o resultado prático do trabalho de conclusão de curso intitulado Me conta que eu faço de conta: relatório de produção musical, do produtor musical, compositor e etnomusicólogo Esdras Sarmento, naquele momento, concluinte do curso de bacharelado em Música da Universidade Federal de Campina Grande. No referido Kit, estão os estojos de embalagem do CD e DVD que trazem, respectivamente, a trilha sonora e o registro em vídeo do espetáculo de teatro intitulado Me conta que eu faço de conta (2012), além de um caderno monográfico impresso em folhas de tamanho A4 e com capa idêntica à dos registros de áudio e vídeo desta peça. Esta obra, foi desenvolvida pelo Grupo Cênico Recreio Dramático, oriundo da cidade de Areia – PB, e traz como enredo, o encontro de cinco personagens pré-adolescentes que, por meio de uma brincadeira de “contação de histórias”, narram fatos relevantes à história do teatro, como o nascimento da comédia, o absolutismo do Rei Sol, entre outros; além de trazer reflexões a respeito do fazer teatral na contemporaneidade e de, por meio de sua trilha sonora, expor vários gêneros da música popular da Paraíba. Aqui, pretendemos expor a possibilidade de utilização de uma concepção do fazer historiográfico fundamentada na construção da própria história, e mostrar que o campo dos processos criativos no Design, pode se beneficiar com a sua associação à História cultural a partir da auto escrita do designer no âmbito de suas criações artísticas. Assim, além de toda a concepção teórica envolvida, também iremos descrever o processo prático e o resultado final do trabalho de elaboração dos produtos, contribuindo para uma adaptação desta proposta no registro de novos processos.
Descrição: FONSECA, N. E. Me conta que eu faço de conta: contribuição da história na concepção do processo criativo do designer. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16309
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Niedja Espínola Fonseca.pdfPDF - Niedja Espínola Fonseca9.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.