Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16310
Título: Apontamentos sobre as missões indígenas na Paraíba - século XVI - XVIII
Autor(es): Santana, José Aragão Avelino de
Palavras-chave: Etnohistória
Missões religiosas
Paraíba
Data do documento: 2017
Resumo: A partir de referências bibliográficas sobre as Missões na Capitania da Paraíba nos séculos XVI e XVIII, analisamos o processo de povoamento e a atuação dos frades de várias ordens religiosas que fizeram parte das práticas de hibridização cultural e da construção de uma nova sociedade no Brasil colônia que se formava, além de apresentar as características culturais destes povos, buscamos demonstrar a forma de atuação das Missões que se instalaram na Capitânia Real da Parahyba, sob a perspectiva de que a catequese foi uma importante ferramenta da empresa colonizadora, utilizada como instrumento de dominação e transformação social dos povos indígenas submetendo-os á novas práticas sociais e culturais que se sincretizaram em uma nova forma vida. Para isto trabalhamos com os autores: CUNHA (2009); FERNANDES (2016); JUVANDI SANTOS (2012). PINTO (2007); BRITO (2013).
Descrição: SANTANA, J. A. A. de. Apontamentos sobre as missões indígenas na Paraíba - século XVI - XVIII. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16310
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Aragão Avelino de Santana.pdfPDF - José Aragão Avelino de Santana4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.