Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16313
Título: A gestão participativa como meio de consolidação do projeto político-pedagógico na escola
Autor(es): Lima, Natália Oliveira de
Palavras-chave: Consolidação
Gestão participativa
Projeto político-pedagógico
Data do documento: 2017
Resumo: O projeto político-pedagógico é um documento norteador que engloba objetivos, valores, metas e ações de cada unidade escolar a ser executada durante o ano letivo. Neste sentido, a escola é uma instituição social responsável pela aprendizagem cognitiva, preparação para o trabalho e formação para a cidadania. Uma educação de qualidade direcionada para conquista desses objetivos demanda meios para a sua concretização. Deste modo, a gestão participativa é um elemento fundamental para a consolidação do projeto político-pedagógico nas unidades escolares e, consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a maneira como as instituições são organizadas, com poucas mudanças em relação a espaços de discussão e reflexão, revelam a separação entre a teoria e a prática. Neste sentido, procuramos elucidar a seguinte questão: a gestão participativa é suficiente para a construção e consolidação do projeto político-pedagógico na escola? Nessa perspectiva, buscamos investigar se a gestão participativa é meio para a consolidação do projeto político-pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Flaviano Ribeiro, situada no município de Dona Inês – PB. A abordagem metodológica desta pesquisa configura-se como qualitativa em educação, incialmente bibliográfica, posteriormente exploratória, culminando em uma pesquisa de campo. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi à aplicação de questionário semiestruturado, com questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram a equipe gestora e o conselho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Flaviano Ribeiro, situada no município de Dona Inês – PB. Como referencial teórico, utilizamos os estudos de: Libâneo (2008), Lück (2010), Vasconcellos (2010), Veiga (1995), Ferreira (2006) e Prado (1995) e outros que discutem gestão escolar participativa e o Projeto Político Pedagógico. Os resultados prováveis desta pesquisa apontam a necessidade da superação da dicotomia entre a incompatibilidade da cultura organizacional da escola e os princípios da gestão participativa que impedem a consolidação do projeto educativo. Dessa forma, sugerimos que a elaboração do projeto político pedagógico deve ser realizada de forma conjunta entre direção, professores, alunos e comunidade para que suas propostas se concretizem no ambiente escolar.
Descrição: LIMA, N. O. de. A gestão participativa como meio de consolidação do projeto político-pedagógico na escola. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16313
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália de Lima Oliveira.pdfPDF - Natália de Lima Oliveira8.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.