Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16315
Título: A música como recurso pedagógico facilitador do ensino da matemática na educação infantil
Autor(es): Gama, Rita de Cássia Rodrigues de Souza
Palavras-chave: Educação infantil
Música
Ensino de matemática
Ensino lúdico
Data do documento: 2017
Resumo: Tendo em vista a dificuldade de muitos alunos em aprender matemática, ficamos a meditar em maneiras de como o lúdico pode contribuir para a aprendizagem dessa disciplina desde a Educação Infantil. Dessa forma, decidimos analisar como a música pode contribuir para a aquisição das habilidades matemáticas estabelecidas pelos documentos oficiais, que devem ser desenvolvidas na Educação Infantil. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo investigar como os professores da educação infantil percebem a contribuição da música na aprendizagem de matemática. No desenvolvimento do trabalho elaboramos uma discussão mesclando os principais documentos oficiais que regem a Educação Infantil, com as ideias de alguns autores, sendo eles: Azevedo (2007), Brito (2003), Ferreira (2009), Maffiolete (2005) e Smole, Diniz e Candido (2005), no corpo do texto trazemos exemplos de canções que podem ser utilizadas na Educação Infantil para o desenvolvimento das habilidades de classificação e seriação. Nossos sujeitos de pesquisa foram quatro professores atuantes em uma escola municipal da Cidade de Guarabira. Como ferramenta para o levantamento de dados utilizamos o questionário. De modo geral, os professores demonstraram conhecimento sobre a utilização da música como método que auxilia na aprendizagem das crianças na educação infantil, ao passo que exporam que seu uso facilita que as crianças desenvolvam e assimilem os conteúdos da aprendizagem de matemática de forma prazerosa. Portanto, com base nas respostas dos professores ao questionário aplicado, ficou evidenciado que o objetivo da música como recurso didático favorece positivamente para o ensino e aprendizagem da criança, conferindo resultados satisfatórios ao presente estudo.
Descrição: GAMA, R. de C. R. de S. A música como recurso pedagógico facilitador do ensino da matemática na educação infantil. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16315
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cassia Rodrigues de Souza Gama.pdfPDF - Rita de Cassia Rodrigues de Souza Gama9.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.