Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16316
Título: A educação inclusiva e o projeto político pedagógico do curso de Pedagogia
Autor(es): Andrade, Maria José de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Projeto político pedagógico
Formação de professores
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho tem por objetivo enfatizar a necessidade de se pensar a formação de professores e o Projeto Político Pedagógico como verdadeiros revolucionários para que se ocorra uma inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais de qualidade, que não necessite apenas de aceitar o aluno, mas que possa valorizar as diferenças e ao mesmo tempo resgate e respeite todos valores culturais expostos no espaço educacional. Para tanto, foi aplicado um questionário aos concluintes do curso para levantar informações que fundamentou este estudo. Nessa área, contamos com as fundamentações teóricas de Fernandes, Guhur, Leite, Aranha, Mantoan, Nóvoa, Stainback e Veiga todos esses contribuíram para a observação do processo evolutivo, na qual podemos observar as políticas de inclusão a partir das Leis da Constituição Federal de 1988 nas quais que tendem a melhorar dia após dia, a vida desse público. Assim, mostramos que não só a escola tem papel fundamental para que esse processo possa alcançar seus pontos positivos, mas também requer novas práticas de ensino e adaptação no currículo escolar além de recursos didáticos adaptados, que facilitem um verdadeiro processo de inclusão.
Descrição: ANDRADE, M. J. de. A educação inclusiva e o projeto político pedagógico do curso de Pedagogia. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16316
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José de Andrade.pdfPDF - Maria José de Andrade5.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.