Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16320
Título: As contribuições da sala do atendimento escolar especializado na Escola Maria Eudésia de Carvalho na cidade de Caiçara - PB
Autor(es): Avelino, Israelly Paulo de Carvalho
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Alunos com deficiência
Data do documento: 2017
Resumo: A Educação Especial é uma forma mais adequada de ajudar as pessoas portadoras de necessidades especiais a viverem uma vida “normal”, ou pelos menos pensa-se que teria que ser assim, pois através deste contexto alguns estudantes “normais”, pois todos temos nossas limitações independente de portar alguma necessidade especial, descobrem ser capaz de atos generosos e responsáveis desde cedo. Compreende-se que o processo de Integração é a pura e simples inserção escolar de alunos com deficiência, podendo ser em classes comuns, em classes e/ou escolas especiais, isto irá depender apenas das condições deste aluno, conforme suas possibilidades de participar e acompanhar as atividades desenvolvidas no contexto escolar. As ofertas no atendimento na Classe Comum passam a abranger também a atuação de professor da educação especial, de professores intérpretes das linguagens e códigos aplicáveis – Língua de Sinais, Sistema Braille, instrutores surdos e itinerância. Há também a oferta de atendimento na Sala de Recursos, na qual o professor da educação especial realiza a complementação e/ou suplementação curricular, utilizando equipamentos e materiais específicos. As escolas passam a fazer adequação física dos edifícios para receberem os alunos. Não se pode esquecer o direito do cidadão. As escolas são construídas para promover educação para todos; portanto, todos têm direito de participar ativamente da sociedade da qual fazem parte. Estas políticas buscam alargar o acesso à escola regular, ampliar a participação e assegurar a permanência de todos os alunos que estão matriculados nela, independentemente de suas particularidades.
Descrição: AVELINO, I. P. de C. As contribuições da sala do atendimento escolar especializado na Escola Maria Eudésia de Carvalho na cidade de Caiçara - PB. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16320
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israelly Paulo de Carvalho Avelino.pdfPDF - Israelly Paulo de Carvalho Avelino6.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.