Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16321
Título: Relação família-escola: suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Priscila Fonseca Carvalho da
Palavras-chave: Educação
Relação família-escola
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo trata da relação família-escola e seu envolvimento no processo-aprendizagem do aluno como o objetivo analisar como o relacionamento família e escola interfere no ensino-aprendizagem do aluno. Para consecução deste objetivo este estudo apresenta a evolução histórica da participação da família no processo de escolarização dos filhos; reflete sobre a papel da escola e sua especificidade na formação do cidadão e discuti o papel da família e sua relação com a escola no processo de aprendizagem escolar dos filhos. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, exploratória, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio de levantamento de dados pelas entrevistas destinadas aos profissionais da educação e pais de alunos de escola privada e pública. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Libânio (2001, 2008), Saviani (2000), Brasil (1988), Brasil (1996), dentre outros. Os resultados indicam que a família e a escola possuem papeis distintos no que se refere ao ensino-aprendizagem da criança, que por vezes são confundidos e o desenvolvimento de cada instituição tem sido trocados. Mesmo assim tais instituições precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem aconteça de forma positiva na vida escolar do aluno/filho. Para tal, foi realizada uma pesquisa com enfoque qualitativo, exploratório através de entrevistas junto a gestores, professores e pais de alunos de escola privada e pública. Com o estudo compreendeu-se que quando estas instituições se conscientizam de seus papeis e entrelaçam suas relações compartilhando a tarefa de preparar os sujeitos para a vida socioeconômica e cultural em um ambiente saudável, cercado de incentivos e boas relações, tende a fazer com que o aprendizado da criança seja positivo.
Descrição: SILVA, P. F. C. da. Relação família-escola: suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16321
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Fonseca Carvalho da Silva.pdfPDF - Priscila Fonseca Carvalho da Silva4.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.