Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16382
Título: O ensino de Química a partir do tema gerador “A Química do Cabelo”: Avaliação de uma unidade didática auxiliada pela Teoria da Aprendizagem Significada Ausebiliana
Autor(es): Oliveira, Camila Batista de
Palavras-chave: Ensino de Química
Didática
Aprendizagem significativa
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Nos dias atuais, tem se constatado a necessidade de o Ensino de Química priorizar uma aprendizagem significativa, oportunizando o acesso aos conhecimentos químicos que sejam socialmente relevantes e que se integrem as suas vidas para que estes exerçam o seu papel como cidadãos. Dessa forma, é necessário que os estudantes se tornem sujeitos ativos no processo para que a aprendizagem seja motivadora e atraente. Logo, entende-se que para ocorrer uma aprendizagem significativa, há uma necessidade de se levar em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes, a adoção de materiais potencialmente significativos, a pré- disposição dos estudantes para aprender, oportunizando uma aprendizagem significativa e não-mecânica. Dessa forma, entende-se que o ato de planejar ações que busquem melhorar as aulas de Química, é o primeiro passo que deve ser dado pelo educador, pois o planejamento orienta todo o seu trabalho, contribuindo para que as suas ações obtenham êxito em sala de aula. Nesse sentido, a elaboração de unidades didáticas são modelos de planejamento que ao serem adotadas, contribuem significativamente no processo de construção do conhecimento, pois se configuram com uma sequência de atividades que levam em consideração desde o levantamento das concepções prévias dos estudantes até a avaliação somativa, oportunizando uma abordagem de ensino construtivista. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo avaliar uma unidade didática para trabalhar conteúdos de Química a partir do tema gerador „A Química do cabelo‟. Trata-se de uma pesquisa- ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo dessa pesquisa foram 25 estudantes do 3° ano de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários, onde o primeiro foi baseado na escala de Likert com objetivo dos estudantes avaliarem a proposta de ensino, enquanto o segundo, buscou avaliar os conceitos assimilados a partir da proposta de ensino aplicada. Os resultados revelam que os estudantes conseguiram obter uma aprendizagem significativa, onde é possível ser observado uma evolução conceitual a partir das questões respondidas. Além disso, a proposta contribuiu para despertar o interesse e motivação dos estudantes pelo o estudo da Química, a partir do tema gerador explorado.
Descrição: OLIVEIRA, C. B. de. O ensino de Química a partir do tema gerador “A Química do Cabelo”: Avaliação de uma unidade didática auxiliada pela Teoria da Aprendizagem Significada Ausebiliana. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16382
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Batista de Oliveira.pdfPDF - Camila Batista de Oliveira60.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.