Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Paulo Deyvity Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-04-23T18:05:47Z-
dc.date.available2018-04-23T18:05:47Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16388-
dc.descriptionSOUSA, P. D. R. de. A música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gases. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA música se apresenta como uma estratégia didática de caráter lúdica, que atua como um elemento motivador e facilitador no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos escolares. A partir dela é possível promover uma abordagem contextualizada e interdisciplinar no Ensino de Química, sendo uma forma atrativa de interação que ultrapassa a barreira da educação formal e supera a abordagem tradicional do ensino de Química baseada no modelo transmissão-recepção. A sua utilização pode despertar motivação e interesse, contribuindo para desenvolver a capacidade de tomada de decisões, frente à compreensão e resolução de problemas do cotidiano. Desta forma, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar quais as contribuições da música como recurso didático auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de gases com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Munícipio de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foram 32 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Para análise e categorização dos dados, utilizaram-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram expressos em quadros com posterior análise á luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes obtiveram uma aprendizagem significativa, conseguindo assimilar diversos conceitos trabalhados a partir da letra da música, em suas estruturas cognitivas. Dessa forma, percebe-se que os estudantes avaliam positivamente o recurso didático, afirmando que ele contribuiu em sua aprendizagem e despertou interesse e motivação pelo o estudo dos gases.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectGasespt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleA música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gasespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Deyvity Rodriguies de Sousa.pdfPDF - Paulo Deyvity Rodriguies de Sousa15.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.