Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16388| Título: | A música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gases | 
| Autor(es): | Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de | 
| Palavras-chave: | Ensino de Química Música Gases Recurso didático | 
| Data do documento: | 21-Dez-2016 | 
| Resumo: | A música se apresenta como uma estratégia didática de caráter lúdica, que atua como um elemento motivador e facilitador no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos escolares. A partir dela é possível promover uma abordagem contextualizada e interdisciplinar no Ensino de Química, sendo uma forma atrativa de interação que ultrapassa a barreira da educação formal e supera a abordagem tradicional do ensino de Química baseada no modelo transmissão-recepção. A sua utilização pode despertar motivação e interesse, contribuindo para desenvolver a capacidade de tomada de decisões, frente à compreensão e resolução de problemas do cotidiano. Desta forma, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar quais as contribuições da música como recurso didático auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de gases com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Munícipio de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foram 32 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Para análise e categorização dos dados, utilizaram-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram expressos em quadros com posterior análise á luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes obtiveram uma aprendizagem significativa, conseguindo assimilar diversos conceitos trabalhados a partir da letra da música, em suas estruturas cognitivas. Dessa forma, percebe-se que os estudantes avaliam positivamente o recurso didático, afirmando que ele contribuiu em sua aprendizagem e despertou interesse e motivação pelo o estudo dos gases. | 
| Descrição: | SOUSA, P. D. R. de. A música como recurso didático auxiliar na construção de conceitos referentes ao estudo dos gases. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | 
| URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16388 | 
| Aparece nas coleções: | 05 - TCC | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PDF - Paulo Deyvity Rodriguies de Sousa.pdf | PDF - Paulo Deyvity Rodriguies de Sousa | 15.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

