Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1639
Título: | Ensino superior e pessoa com deficiência: analisando a vivência acadêmica de estudantes cegos na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB |
Autor(es): | Justino, Laureane Moreira |
Palavras-chave: | Inclusão Social Pessoas com Deficiência Ensino Superior Serviço Social |
Data do documento: | 20-Ago-2013 |
Resumo: | A legislação brasileira assegura que a educação é direito de todos, tendo como uma de suas principais finalidades evitar a exclusão social das minorias, dentre as quais, destaca-se o grupo constituído pelas pessoas com deficiência. O grande desafio para os que compõem este seguimento é a implementação de medidas visando à adequação das instituições escolares, que deverão rever suas condições físicas e humanas a fim de garantir a inserção destas pessoas, desde a educação básica até o ensino superior. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a vivência acadêmica de estudantes cegos matriculados na Universidade Estadual da Paraíba, o que faremos à luz do referencial teórico que trata da educação inclusiva, somado ao aporte metodológico oferecido pelas abordagens qualitativas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a uma amostra composta por quatro 4 estudantes, num universo de 10 alunos cegos matriculados em diversos cursos de graduação do Câmpus I da referida instituição. Iniciamos o artigo apresentando uma perspectiva histórica acerca da educação das pessoas com deficiência, destacando aspectos específicos da educação das pessoas com deficiência visual, público alvo deste estudo. Posteriormente, caracterizamos o ensino superior brasileiro, enfatizando os desafios e perspectivas a serem enfrentados no século XXI, com especial atenção à garantia de uma educação superior de qualidade para as pessoas com deficiência. A seguir, detalhamos o percurso metodológico, definindo os instrumentos de coleta e análise dos dados, o que fazemos à luz de estudiosos da área da educação inclusiva. Por fim, fazemos algumas considerações acerca da necessidade da eliminação de barreiras a fim de que se possa construir uma educação de qualidade para todos. |
Descrição: | JUSTINO, L. M. Ensino superior e pessoa com deficiência: analisando a vivência acadêmica de estudantes cegos na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011 |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1639 |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laureane Moreira Justino.pdf | Laureane Moreira Justino | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.