Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16390
Título: Avaliação de sequência didática para o conteúdo de Tabela Periódica numa perspectiva construtivista
Autor(es): Silva, Oziel Barbosa da
Palavras-chave: Ensino de Química
Sequência didática
Tabela periódica
Data do documento: 13-Dez-2016
Resumo: Uma das questões centrais no tocante ao ensino da Química na atualidade é a construção de práticas educativas e de metodologias de ensino mais articuladas e conectadas com a realidade discente que contribua para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no que se refere à aprendizagem dos conteúdos de Química. Alguns trabalhos de pesquisa tem revelado que os estudantes apresentam muitas dificuldades de aprendizagem em relação ao conteúdo de tabela periódica, devido à abordagem de ensino ser trabalhada a partir do modelo transmissão-recepção, onde os alunos aprendem de forma mecânica o conteúdo, memorizando as propriedades, símbolos, famílias, etc, o que torna o ensino descontextualizado, já que não se estabelece uma articulação entre a informação química com o contexto sociocultural do estudante. Logo, os alunos não são instigados a compreenderem a importância do estudo da tabela periódica a partir de situações práticas, o que pode não contribuir para se obter uma aprendizagem significativa. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma sequência didática numa perspectiva construtivista para o conteúdo de tabela periódica com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Salgado de São Félix-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa foram estudantes da primeira série do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários baseados na escala de Likert. Os dados foram organizados em gráficos e tabelas, sendo analisados à luz do referencial teórico em estudo. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes avaliam de forma positiva a abordagem do ensino adotada pelo professor de Química. No que se refere à aplicação da sequência didática, observa-se que os estudantes se sentiram motivados e interessados pelo estudo, avaliando de forma positiva a proposta de ensino e revelando que ela contribuiu em sua aprendizagem. No entanto, percebe-se que eles sentiram dificuldades em responder as questões conceituais, evidenciando limitações para lidar com questões na forma de situações problemas.
Descrição: SILVA, O. B. da. Avaliação de sequência didática para o conteúdo de Tabela Periódica numa perspectiva construtivista. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16390
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Oziel Barbosa da Silva.pdfPDF - Oziel Barbosa da Silva20.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.