Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16397
Título: Influência do gradiente de elevação na densidade de madeira de espécies arbustivas-arbóreas da Serra da Arara, Paraíba
Autor(es): Gomes, D’Ávilla Ruama Fernandes Lopes
Palavras-chave: Gradiente de elevação
Ecologia funcional
Florística
Vegetação arbustiva
Vegetação arbórea
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: A florística e estrutura da vegetação arbustiva-arbórea ao longo de um gradiente de elevação apresenta-se de forma variada, resultante das variações ambientais. Em regiões de clima semiárido quente, a vegetação exibe estratégias ecológicas distintas em relação à Densi dade de Madeira (DM), apresentando padrão inversamente proporcional à quantidade de água armazenada. Objetivou-se avaliar a influência do gradiente de elevação na densidade de madeira de espécies arbustivas-arbóreas na Serra da Arara no Município de São João do Cariri/PB. Para o levantamento fitossociológico, foram estabelecidas 100 parcelas permanentes (10 m x 10 m) com espaçamento de 10 m entre si, formando um continuum no gradiente. Para DM foram incluídos todos os indivíduos com altura ≥ 1 metro e ≥ 3 c m de diâmetro ao nível do solo (DNS). Foram selecionadas 17 espécies, cuja somatória representou cerca de 93% da área basal total. Para influência do gradiente de elevação na DM foi calculada a média ponderada do traço na comunidade (CWM) por parcela, utilizando a área basal. A área apresentou em sua maioria, espécies conservativas de recursos, indicando melhor desempenho em áreas sob estresse. Os valores de CWM indicaram relação negativa do gradiente de elevação com a DM. Nos menores níveis altitudinais houve dominância de espécies com alta DM, como C. blanchetianus, A. pyrifolium e P. pyramidalis, que também são caracterizadas como pioneiras em áreas antropizadas de Caatinga e típicas da região, podendo indicar melhor adaptação das espécies nos menores níveis de elevação.
Descrição: GOMES, D. R. F. L. Influência do gradiente de elevação na densidade de madeira de espécies arbustivas-arbóreas da Serra da Arara, Paraíba. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16397
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - D'Ávilla Ruama Fernandes Lopes Gomes.pdfPDF - D'Ávilla Ruama Fernandes Lopes Gomes10.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.