Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16398
Título: Influência da contaminação tarsal por malathion sobre a bionomia de ninfas e adultos de quinta geração de Podisus nigrispinus submetidos ou não a pressão de seleção
Autor(es): Duarte, Marília de Macêdo Freire
Palavras-chave: Podisus nigrispinus
Inseticida
Pressão de seleção
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: A seleção de insetos predadores e parasitoides resistentes a inseticidas químicos em condições de laboratório podem eliminar os fatores que retardam ou impedem o desenvolvimento da resistência desses organismos aos inseticidas no campo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da contaminação tarsal por Malathion sobre a bionomia de ninfas e adultos de quinta geração de Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) submetidos ou não a pressão de seleção. O inseticida Malathion 500 CE é um inseticida organofosforado que tem por consequência a inibição da ação enzimática da anticolinesterase que por consequência causa desestabilização nos impulsos nervosos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2x2, representado por ninfas de segundo ínstar de quinta geração de P. nigrispinus oriundos de colônias de criação com ou sem pressão de seleção em discos de folhas de algodão tratados com Malathion na concentração de 0,1 µl.l^-1 ou água destilada. Cento e sessenta ninfas de segundo instar de P. nigrispinus por tratamento foram divididas em dois grupos sendo um destes a testemunha e alimentadas “ad libidum” com larvas de Tenebrio molitor (Coleoptera: Tenebrionidae) até a fase adulta. As posturas foram coletadas diariamente para obter o período de incubação e viabilidade de ovos. Os dados foram submetidos à ANOVA e as médias comparadas pelo teste F a 5% de probabilidade, utilizando o SAEG/UFV. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que com exceção das ninfas de terceiro instar de P. nigrispinus com o tarso contaminado por Malathion e oriundas da colônia com pressão de seleção, a duração dos demais estágios imaturos de P. nigrispinus é afetada pelo Malathion independente da sua colônia de origem. No entanto, a longevidade e a fecundidade das fêmeas desse predador contaminadas por Malathion é maior naquelas fêmeas oriundas das colônias com pressão de seleção.
Descrição: DUARTE, M. de M. F. Influência da contaminação tarsal por malathion sobre a bionomia de ninfas e adultos de quinta geração de Podisus nigrispinus submetidos ou não a pressão de seleção. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16398
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília de Macêdo Freire Duarte.pdfPDF - Marília de Macêdo Freire Duarte11.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.