Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1640
Título: Benefício de Prestação Continuada (BPC) na saúde mental
Autor(es): Martins, Daiene dos Anjos
Palavras-chave: Benefício de Prestação Continuada
Assistência Social
Centro de Atenção Psicossocial
Serviço Social
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é fruto de um projeto de intervenção realizado no Centro de Atenção Psicossocial CAPS II – Novos Tempos, da cidade de Campina Grande, durante o período de junho a novembro de 2011. O objetivo geral da proposta buscava contribuir para discussão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na reabilitação dos portadores de transtornos mentais, usuários do CAPS II. A intervenção foi pautada por uma metodologia participativa, envolvendo usuários e familiares na discussão sobre o BPC instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), seus critérios de inclusão e seu funcionamento, dentro da área da Saúde Mental. O Projeto de Intervenção foi operacionalizado a partir de oficinas, nas reuniões dos Grupos de Família, e trouxe uma breve contextualização sobre os avanços na área da Saúde Mental, aspectos conceituais sobre o BPC, acesso e critérios de inclusão, na perspectiva de observar a relevância do BPC para os portadores de transtornos mentais enquanto um direito vinculado a Assistência Social. A avaliação da intervenção com usuários e familiares aponta que o espaço proporcionou momentos de esclarecimento e explicação no que tange os critérios de concessão do BPC e possibilitaram um fecundo espaço para discussão dos direitos sociais e a concepção do BPC como direito social.
Descrição: MARTINS, D. dos A. Benefício de Prestação Continuada (BPC) na saúde mental. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1640
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiene dos Anjos Martins.pdfDaiene dos Anjos Martins473.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.