Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16400
Título: Avaliação postural por fotogrametria na prescrição de exercícios físicos para portadores de escoliose
Autor(es): Santos, Ramon Ramyres Soares dos
Palavras-chave: Escoliose
Fotogrametria
Avaliação postural
Atividade física
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Este estudo teve como objetivo, identificar desvios laterais (escoliose), em praticantes de musculação de uma determinada academia da cidade de Campina Grande PB, para verificar se os treinos estão devidamente adequados a estes, mostrando a importância da avaliação postural na inicialização de um programa de treinamento. Participaram deste estudo 19 pessoas com idades vaiadas há partir de 17 anos até 65 anos, após assinarem o termo de consentimento e livre esclarecimento, tendo em vista que todos os participantes respondam por si. Para avaliação os participantes responderam a ficha de avaliação postural com uma anamnese, e um questionário específico, e logo em seguida foi aplicado o método de fotogrametria, que consiste na marcação de pontos anatômicos para identificar assimetrias através de registros fotográficos que posteriormente foram analisadas em um software de computador. Desta forma, foi observado que 73,4% dos participantes foram diagnosticados com escoliose distribuídos em escoliose toráxica (31,6%), escoliose lombar (15,8%), escoliose total (10,5%) e escoliose dupla (15,8). Foi verificado que os praticantes de musculação mesmo desconfiando ou sabendo da existência da escoliose realizam mais de um exercício que são contraindicados, por simplesmente desconhecerem suas limitações na sala de musculação. Faz-se necessário uma maior intervenção dos profissionais de educação física na educação postural, não se limitando apenas para fisioterapeutas, para torna-los mais perceptivo mediante a um desvio postural, trabalhando de forma correta e evitando que estes praticantes de musculação venham a sofrer de problemas posturais mais graves e dolorosos no futuro.
Descrição: SANTOS, R. R. S. dos. Avaliação postural por fotogrametria na prescrição de exercícios físicos para portadores de escoliose. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16400
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramon Ramyres Soares dos Santos.pdfPDF - Ramon Ramyres Soares dos Santos9.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.