Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16401
Título: Análise de erros: Onde estão as maiores dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental?
Autor(es): Oliveira, Jonatas Romero
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Análise de erros
Operações básicas
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Essa pesquisa teve como principal objetivo analisar os erros cometidos pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola Raul Córdula, situada na cidade de Campina Grande na Paraíba, quanto aos assuntos decorrentes do ano, assim como também, nos assuntos básicos, como as quatro operações básicas. A motivação dessa pesquisa surgiu após realizar o estágio supervisionado nessa escola, perceber a dificuldade dos alunos quanto á assuntos da base, como as quatro operações básicas, tendo em vista que eles sabiam o conteúdo decorrente, porém tinham grandes dificuldades nas operações, o que nos preocupa e nos leva a refletir sobre onde está a verdadeira dificuldade, se com os alunos de aprender tal conteúdo, ou com os professores de ensinar tal forma que eles possam compreender. Assim, a questão norteadora foi: As principais dificuldades dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola Raul Córdula, em Campina Grande, está nos conteúdos decorrentes do ano, ou nos assuntos da base como as quatro operações básicas? Para responder a essa pergunta nos apoiamos teoricamente em Souza Júnior e Barboza (2013) numa primeira parte falando sobre o ensino e aprendizagem, assim como também em Cury (2007) na segunda parte abordando análise de erros. A pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que pauta-se em uma análise da produção escrita dos alunos em relação aos erros cometidos, composta por três momentos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Concluindo, portanto, que as dificuldades encontradas nos alunos estão tanto nos assuntos decorrentes do ano, como também em assuntos bases, como relação de sinais, tendo em vista que suas motivações para estudar matemática estavam em tirar notas boas para passar, e não estudar para aprender.
Descrição: OLIVEIRA, J. R. Análise de erros: Onde estão as maiores dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental?. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16401
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonatas Romero Oliveira.pdfPDF - Jonatas Romero Oliveira9.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.