Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16406
Título: Estudo sobre bentonita usada para fundição
Autor(es): Sousa, Pamela Farias
Palavras-chave: Bentonita
Argilas bentoníticas
Bentonita de fundição
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Os depósitos de argilas bentoníticas da Paraíba se constituem no maior e mais importante jazimento deste bem mineral do Brasil. Suas ocorrências estão situadas no Município de Boa Vista e seus depósitos encontram-se nas jazidas Lages, Bravo e Juá. A bentonita pode ser definida como uma rocha constituída essencialmente por argilominerais do grupo das esmectitas, cuja estrutura cristalina permite a adsorção de cátions, atribuindo-lhes propriedades físico- química peculiares. Tais características conferem às argilas bentoníticas uma série de propriedades especiais, como tixotropia, plasticidade e elevada capacidade de troca catiônica, as quais possibilitam uma grande variedade de aplicações industriais, tendo um papel fundamental como aglomerante de minérios, de areias de moldagem em fundição, agentes tixotrópicos em lamas de perfuração para sondagens, descoramento de óleos, construção civil, e como carga mineral em tintas, esmaltes e vernizes. O objetivo principal é demonstrar e aplicar o importante uso da Bentonita de Fundição em diversas aplicações. As especificações e normas para bentonita usada para fundição são definidas pelo cliente e já bem padronizadas e com os parâmetros dos produtos devidamente requeridas e normatizados conforme a ABIFA, seguindo normas da CEMP. Esta bentonita para fundição são submetidas a ensaios de controle de qualidade nos próprios laboratórios das empresas produtoras, obedecendo a normas para cada aplicação.
Descrição: SOUSA, P. F. Estudo sobre bentonita usada para fundição. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16406
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pâmela Farias Sousa.pdfPDF - Pâmela Farias Sousa18.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.